• Bem-vindo ao Fórum SoCientífica, um espaço para criar e responder perguntas fascinantes sobre o mundo ao seu redor e as coisas contidas nele!

PSICANALISE

Membros online

Nenhum membro online agora.

Thinker

Novo Membro
Abr 14, 2020
3
1
3
É óbvio que é pseudociência, ainda por cima é dogmático, não existe nenhuma contribuição relevante depois de Freud e ninguém na área tem coragem de ir contra algo que ele escreveu, psicanalise é quase uma religião.

Felipe Martini

Novo Membro
Abr 13, 2020
8
5
3
A pergunta é polêmica, mas um tanto quanto vaga também. Seria necessário saber qual é o consenso entre os cientistas e também conhecer mais a fundo o que é a psicanálise, ambas as coisas fora do meu alcance no momento.

Penso que não é possível decidir sobre isso sem antes discutir e definir quais são os critérios de demarcação para distinguir entre ciência e pseudociência. Em filosofia da ciência, Karl Popper propôs um critério para distinguir entre ciência e não-ciência que está relacionado à refutabilidade das afirmações que se pretendem científicas. Segundo este critério, grosso modo, para uma teoria ser considerada científica, ela precisa poder ser refutada, o que não seria o caso, para Popper, da astrologia e da psicanálise. Este é só um exemplo, existem muitos outros critérios que foram propostos e são já bastante antigos.

Contudo, vale lembrar que nem todo conhecimento se pretende científico e não deixa de ser conhecimento por conta disso, como é o caso da filosofia, da religião e da arte.

É óbvio que é pseudociência, ainda por cima é dogmático, não existe nenhuma contribuição relevante depois de Freud e ninguém na área tem coragem de ir contra algo que ele escreveu, psicanalise é quase uma religião.
Não concordo que seja tão óbvio assim. O quê exatamente tu considera dogmático? Até onde eu sei, Jung deu contribuições para a psicanálise após Freud e mesmo em discordância com ele.

Última edição:
  • Like
Reactions: chrisgemino