• Bem-vindo ao Fórum SoCientífica, um espaço para criar e responder perguntas fascinantes sobre o mundo ao seu redor e as coisas contidas nele!

Ecovilas/Comunidades/Sociedades alternativas

Membros online

Nenhum membro online agora.

Thinker

Novo Membro
Abr 14, 2020
3
2
3
Eu gostaria de conhecer mais sobre Ecovilas/Comunidades/Sociedades alternativas. Já vi o filme Zeitgeist/Projeto Vénus mas achei meio utópico, é bem antigo e aparentemente não conseguiu fazer nada muito relevante fora do plano das ideias. Também já dei uma pesquisada sobre ecovilas no Brasil. A maioria é extremamente focada no ambientalismo, algumas são espiritualistas/religiosas. Eu gostaria de conhecer/participar de algum projeto com mais foco na ciência e no empreendedorismo. Alguem conhece algo sobre? Tem interesse no assunto?
 

Louis Morelli

Novo Membro
Fev 25, 2020
3
1
3
Cooperativa de Consumo, Associações cooperativas de trabalho e produção: o único método disponível agora e possível que libertaria os pobres da escravidão. É o método aprovado pelo significado da nossa existência neste mundo: "Somos 8 bilhões de semi-conscientes irmãos-genes que somados a trilhões de outros irmãos-genes espalhados neste Universo estamos construindo o embrião de uma Consciência Universal". Então mire-se em como operam os genes, para saber qual o comportamento sensato. Se um gene prejudicar que outro acrescente aquela sua unica, intransferível, indestrutível, informação, o conjunto todo teria que viver num corpo aleijado. Este método seria um boicote ao sistema econômico criado pelos predadores humanos de humanos. Predadores humanos existem porque a substancia da consciência para sua gestação tem que passar por todas as fases evolucionarias da vida, inclusive a animal, de quem recebemos este corpo e genética. Esta genética ainda domina modelando nossa psique e ego, por isso todos os sistemas econômicos criados até agora ( da monarquia ao capitalismo ao comunismo, etc) imitam exatamente o sistema de divisão de classes da selva: 1% de grandes predadores, 10% de médios predadores ( a classe média), e 85 % de presas, a classe pobre. precisamos nos auto-exorcizar destes instintos mas nunca acontecerá com os grandes predadores, porem as presas são acessíveis à mudança, e as associações no consumo e trabalho podem conduzir a isso. Nunca funcionou revoluções pela violência ( foram médios predadores insatisfeitos substituindo médios predadores satisfeitos, como é a briga entre direita e esquerda, os grandes continuaram), nem por qualquer outro método. Você está certo ao dizer que todas estas sociedades alternativas estão com o foco errado, principalmente porque não destacam a evolução pelas Ciências, tecnologia e uma ética/moral transcendente. Hoje minha principal ocupação é procurar como iniciar este novo modelo de comunidade.